Biblioteca expõe fotografias feitas por deficientes visuais


A Biblioteca Pública do Paraná inaugura neste sábado (21), a partir das 8h30, a exposição fotográfica (Te empresto meus olhos). A mostra é resultado da Oficina de Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual, promovida há três anos pela Seção Braille da Biblioteca e ministrada pela fotógrafa Juliana Stein. O evento faz parte da programação da Bienal de Curitiba 2017 e segue em cartaz até 30 de dezembro no hall térreo da BPP. A entrada é gratuita. Também serão projetadas imagens com os bastidores das atividades.

"A exposição tem o objetivo de refletir sobre temas centrais na fotografia contemporânea e envolve, sobretudo, a experiência da imagem — seus modos de aparição e produção. Partimos do desafio concreto de abordar a questão pela especifidade de sua produção — pessoas que não utilizam a retina e sim o corpo como câmera escura", diz Juliana Stein.

Os alunos Adriana Barbosa, Isabel Bruck, Wagner Bittencurt, Antônio Nunes e Anastácio Braga, que acompanham a oficina desde seu início, assinam — e estão retratados — nas fotografias da mostra. "Cada um vem descobrindo e aprimorando formas de experienciar a fotografia. Por exemplo, o toque do que está sendo fotografado, a noção espacial, a presença e ausência de luz", explica Adriana Barbosa.

OFICINA
Voltada para deficientes visuais parciais ou totais, a Oficina de Fotografia para Pessoas com Deficiência Visual funciona desde 2015. Os alunos não precisam ter equipamento fotográfico, apenas um celular com câmera. "Nos colocamos na abertura para invenção e nas diferenças de mundo entre quem não vê e quem vê", destaca a fotógrafa e idealizadora do curso Juliana Stein, que já apresentou seus trabalhos em mais de 10 países e foi a representante brasileira no Pavilhão da América Latina da Bienal de Arte de Veneza em 2013.


Serviço:
Exposição "Te empresto meus olhos"
Hall térreo da BPP (R. Cândido Lopes, 133, Centro — Curitiba, PR)
De 21 de outubro a 30 de dezembro
Entrada franca
Mais informações: (41) 3221-4917

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Data de Publicação: 17/10/2017

Fonte: Agência de Noticias do Parana