Deficientes visuais podem fazer reabilitação em três instituições



A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD), vem assegurando o que foi preconizado para a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, disponibilizando, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o atendimento adequado aos usuários que necessitam de tratamento em reabilitação nas áreas auditiva, física, intelectual e visual.

Em Maceió, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência – criada pelas Portarias GM/MS nº 793 (24/04/2012) e nº 835 (25/04/2012) – oferece esse atendimento em seis Centros Especializados de Reabilitação (CERs) – na Adefal, PAM Salgadinho, Pestalozzi, Aappe, Apae e Apae Audiovisual – ou nos seis Pontos de Atenção de Modalidade Única – FunBrasil, Clínica Guri, Associação dos Hemofílicos, Centro de Atendimento Crescer, Assista e Sociedade Espírita Discípulos de Jesus.

No tocante à deficiência visual, caracterizada pela cegueira ou baixa visão, dados do IBGE 2010 apontam que o Brasil atinge a marca de 6 milhões de pessoas. Em Alagoas, são 850 mil pessoas, 42 mil só na Capital. Em Maceió, especialmente para os usuários da Reabilitação Visual, o atendimento oferecido inclui assistência em oftalmologia com especialidade e equipe multiprofissional nas áreas de Terapia Ocupacional ou Fisioterapia e Psicologia. Poderão ser inseridos ainda na equipe, em caráter opcional, os seguintes profissionais: ortoptista, protético ocular, tecnólogo oftálmico, pedagogo, assistente social, musicoterapeuta e fonoaudiólogo.

De acordo com a GAPD, três instituições – CER II APAE Audiovisual, CER IV Pestalozzi e Ponto de Atenção FunBrasil – estão credenciadas para a Reabilitação Visual, com capacidade de atendimento de 150 pessoas/mês. Dessa forma, os usuários que necessitem dos serviços de reabilitação e protetização após as consultas oftalmológicas realizadas no serviços ambulatoriais – com diagnóstico de cegueira e baixa visão (CID H 54.0, H 54.1 e H 54.2) – deverão ser encaminhados a essas entidades.

Para que o atendimento seja realizado, o usuário deverá apresentar originais e cópias dos seguinte documentos: Cartão SUS, CPF, RG ou Certidão de Nascimento, comprovante de residência atualizado e encaminhamento médico de oftalmologista para a reabilitação visual. Mais informações pelo telefone (82) 3315-5213.

Serviço:
CER II APAE Audiovisual (Reabilitação Auditiva e Visual)
Rua Dr. Albino Magalhães, 135. Farol
CER IV Pestalozzi (Reabilitação Auditiva, Física, Intelectual e Visual)
Rua Dr. Firmo Lopes, 262. Farol
Ponto de Atenção FunBrasil (Reabilitação Visual)
Rua Coronel Lima Rocha, 597. Farol

Fonte: Ascom / SMS


Data de Publicação: 20/10/2017

Fonte: Alagoas 24 Horas