SuriCar: aplicativo para auxiliar deficientes auditivos


Menos de 1% dos dois milhões de brasileiros com deficiência auditiva possuem carteira de habilitação, de acordo o último feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010. O baixo número de adesão tem como uma das razões a insegurança. Pensando em resolver essa questão, cinco alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG) desenvolveram o SuriCar, aplicativo que capta sons externos e emite imagens de alerta.



O software tem um tipo de inteligência artificial que codifica as ondas sonoras dos barulhos mais comuns do trânsito, bem como buzinas, ambulâncias, viaturas policiais e freadas; e alerta os motoristas que não escutam.



O projeto foi realizado por meio de parceria entre Centro de Inovação da PUC Minas e Microsoft. Está em desenvolvimento há 10 meses. O aplicativo estará disponível nas plataformas iOS e Android a partir de janeiro de 2018. O SuriCar foi apresentado na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT) e na Imagine Cup 2018, competição de tecnologia da Microsoft América Latina.


Data de Publicação: 17/12/2017

Fonte: Autopapo