Mais de 200 professores de 4 Estados participam do Seminário Escolar no Pará


Começa nesta quarta-feira, 21, o I Seminário Regional Escolar Paralímpico, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em Belém do Pará. O evento será na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), a partir das 14h (de Brasília), com a participação do vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão, e integrantes da Academia Paralímpica, braço educacional do comitê. O Governo do Estado do Pará é parceiro do CPB na organização desta edição do seminário.



O evento da capital paraense já é um grande sucesso antes mesmo da abertura, dado que mais de 200 professores das redes estaduais, municipais e particulares de ensino de quatro estados confirmaram presença. Pará, Tocantins, Maranhão e Amapá são as Unidades da Federação contempladas com as palestras e mini-cursos a serem oferecidos neste evento. Os demais Estados da Região serão atendidos em seminários nos próximos meses. 



O objetivo é oferecer conhecimentos especializado garantindo embasamento teórico-prático do desporto paralímpico nos mais variados tipos de deficiência.



O segundo dia de seminário será destinado aos mini cursos sobre esportes para pessoas com deficiência física, visual e intelectual. Na sexta-feira, a programação segue pela manhã com uma conferência sobre esporte paralímpico nas escolas e, em seguida, a diretora geral do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), do Governo do Pará, Daniele Khayat, participa da mesa redonda sobre o projeto paralímpico estadual ao lado de representantes do outros estados participantes. Pela tarde haverá apresentação de trabalhos orais e painéis, além da cerimonia de encerramento.



O evento é fechado para os profissionais que se inscreveram no site da CPB.



O Pará é o primeiro estado a receber o Seminário Regional Escolar Paralímpico. Depois o evento também será realizado em Florianópolis (Sul), Natal (Nordeste I), Campo Grande (Centro Oeste), Manaus (Norte I) e Belo Horizonte (Sudeste). A expectativa é repetir o evento a cada dois anos.



O Estado sempre é destaque quando o assunto é esporte escolar paralímpico. Em 2017, o Pará encerrou a sua participação nas Paralimpíadas Escolares, realizadas em São Paulo entre os dias 21 e 24 de novembro, em 7º lugar na classificação geral, na frente de Estados como Rio de Janeiro e Rio Grande Sul, respectivamente 8º e 9º colocados. O Pará obteve 204 pontos ao todo. A delegação do Estado apresentou um desempenho excelente com 68 medalhas, entre as quais 39 de ouro, 13 de prata e 16 de bronze, o terceiro melhor resultado em número de medalhas entre as 27 unidades da federação.



O I Seminário Regional Escolar Paralímpico - Norte II é uma realização do Comitê Paralímpico Brasileiro, por meio do seu braço educacional - a Academia Paralímpica Brasileira, e, no Pará, conta com apoio do Governo do Estado, por meio Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), com o Plano Estadual de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência – Existir, do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Fundação Cultural do Pará.



Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


Data de Publicação: 21/03/2018

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro