Projeto Praia Sem Barreiras facilita banho de pessoas com deficiência


Com objetivo de garantir lazer à pessoa com deficiência, a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) lançou, neste sábado (19), o projeto Praia sem Barreiras. A solenidade, prestigiada por diversas autoridades, foi realizada no Francês, em Marechal Deodoro, Litoral Sul de  Alagoas. O projeto deve ser expandido para praias em Barra de São Miguel e Maragogi, no Litoral Norte do Estado.



Por meio de cadeiras de roda especiais, projetadas para a praia, pessoas com deficiência participaram do banho de mar assistido, umas das atividades do projeto que inclui, ainda, a prática do vôlei sentado, jogo de bocha adaptado, xadrez em braile, dentre outras recreações. 



Cadeirante, Adriano Costa, 28 anos, aprovou a iniciativa. "A gente tem muita dificuldade de se locomover e esse é um projeto essencial para as pessoas com deficiência. Trata-se de um passo muito importante para a evolução da igualdade social e do direito de ir e vir", constatou Adriano.



Turista de Goiânia, Leopoldina Lima assistiu ao lançamento do Praia sem Barreiras e elogiou o projeto. "É uma oportunidade para as pessoas com deficiência integrarem a sociedade. É um lazer que todos têm direito e o Governo do Estado está de parabéns por essa iniciativa que eu acho muito válida", afirmou a turista.



A secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Cláudia Simões, informou que, após o lançamento do projeto no Francês, o Praia sem Barreiras vai chegar a outros balneários turísticos de Alagoas, a exemplo da Barra de São Miguel e de Maragogi, no Litoral Norte do Estado.



   "Hoje, aqui em Alagoas, 27,5% das pessoas têm algum tipo de deficiência, não só física. No Brasil, esse índice é de 24%, então estamos acima da média nacional. Esse projeto  garante dignidade às pessoas com deficiência física para que de forma independente possam ir à praia e ter direito ao lazer", comentou a secretária. 



   O governador em exercício, desembargador Otávio Praxedes, participou do lançamento do projeto Praia sem Barreiras. O presidente do Tribunal de Justiça (TJ) assumiu interinamente o Governo do Estado na quinta-feira (17) e fica à frente do  Executivo até 26 de maio, período em que o titular, Renan Filho, estará em férias.



   O projeto Praia sem Barreiras conta com o apoio da prefeitura de Marechal Deodoro, da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) e do Hotel Ponta Verde. O prefeito do município, Cláudio Filho,  afirmou que todas as obras públicas obedecem à legislação que garante os direitos da pessoa com deficiência.  


Data de Publicação: 20/05/2018

Fonte: Globo.com