Pessoas com deficiência visual ganham mais autonomia para andar de ônibus em Campo Grande


Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil existem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência e dessas 40%  possuem deficiência visual.



Esse grupo precisa de algumas adaptações para que possam andar na cidades com autonomia e pegar ônibus acaba sendo uma barreira.Sempre que estão no ponto precisam pedir ajuda para outras pessoas, questionando qual ônibus está chegando. Dentro dos ônibus precisam que alguém informe quando é hora de desembarcar.



Em razão da dificuldade, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) desenvolveu um aplicativo que auxilia na locomoção desse grupo.



O funcionamento do aplicativo para pessoas portadoras de deficiência visual



Inicialmente, o aplicativo á disponibilizado para 523 usuários. Esse número corresponde aos beneficiários cadastrados no Consórcio Guaicurus e que têm direito à passagem gratuita.



Ele passou por um período de testes desde o mês de março e os responsáveis por verificarem as suas funcionalidades foram os próprios usuários. Porém, a quantidade de pessoas com deficiência visual no município é bem maior, segundo o instituto OIsmac e a  Advms (Associação dos Deficientes Visuais de Mato Grosso do Sul), são mais de 1,6 mil pessoas com essa deficiência na cidade.



Será preciso instalar o aplicativo no smartphone para ter acesso a todos os seus recursos. Quando a pessoa estiver no ponto de ônibus aguardando, poderá informar qual linha deseja pegar e a sua exata localização. Ao fazer isso é enviada uma notificação para um tablet que fica junto ao motorista do ônibus,  informando o local desse passageiro. Dessa forma o motorista saberá qual ponto precisa parar e embarcar o deficiente visual para que ele possa seguir o seu caminho.



Já dentro do ônibus não será preciso depender de outros passageiros para desembarcar no destino desejado. O aplicativo informa por áudio quais são os pontos que estão próximos, facilitando que ele chegue ao seu destino sem preocupações.



Inicialmente, o aplicativo está disponível para 189 linhas e só para quem for cadastrado. Para que toda a população tome ciência do app estão sendo realizadas campanhas nos terminais e dentro dos ônibus.


Data de Publicação: 12/08/2018

Fonte: El País