Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018


As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) comemoram até o dia 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018. É uma oportunidade de reflexão sobre o dever da igualdade para a inclusão.



A família é um dos principais meios para que sejam garantidos os direitos às pessoas com deficiência, como destaca a presidente da Apae Belo Horizonte, Judith Monteiro, que disse que a família é fundamental em todos os trabalhos relacionados à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.



Ainda segundo Judith, se ela não se engaja na luta, dando apoio total, todo o trabalho desempenhado por instituições, como as Apaes, é em vão.



É importante que a família saiba quais são os direitos, as posições que eles podem e devem ocupar na sociedade. Somente assim a luta por mais direitos irá avançar.



A presidente da Apae afirmou ainda que muitos avanços já foram conquistados para as pessoas com deficiência, inclusive a Semana Nacional, em que mais de 12 mil Apaes em todo o Brasil discutem o tema.



As organizações já entenderam que garantir emprego a essas pessoas vai muito além do que cumprir a cota. Elas entendem que precisam incentivá-las para avançar em as posições dentro da empresa.



A programação das Apaes mineiras está disponível no site da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais.


Data de Publicação: 23/08/2018

Fonte: g1