Atleta de goalball participa de debate no Congresso Paradesportivo Internacional


O VI Congresso Paradesportivo Internacional pela primeira vez será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A sexta edição do evento ocorrerá de 1º a 4 de novembro e registra mais de 1.100 inscritos, de oito países: Brasil, Botsuana, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos e Paraguai. A novidade ficará por conta da participação de um atleta do goalball em uma das mesas redonda do evento. 



Simone Rocha, 42 anos, integrou a Seleção Brasileira feminina de goalball que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, em 2015. Há sete anos, a atleta se formou em Psicologia, e agora está disposta a passar seu conhecimento adiante no Movimento Paralímpico.



A atleta participará da mesa redonda nomeada A Mulher no Esporte, que está agendada para este sábado, 3, às 9h. A mesa será ministrada pela Profª. Drª. Patrícia Silvestre (UFU) e também terá a presença das professoras Carina Alves (Superar/UFRRJ) e Ruth Eugenia Cidade (UFPR/ADFP).



“Com o Programa Atleta Cidadão do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) os atletas têm um incentivo para seguir uma carreira acadêmica. Anteriormente, não havia ações nesse sentido e dependia do próprio atleta”, comentou Simone Rocha, presidente do Conselho de Atletas do CPB.



A paulistana nasceu com glaucoma congênito e, já nos primeiros dias de vida, passou por cirurgias para correção. Por isso, teve baixa visão até os 12 anos, quando ficou totalmente cega depois de um transplante malsucedido no olho direito, e de um trauma no olho esquerdo, que causou atrofia no nervo óptico.



As atividades do VI Congresso Paradesportivo Internacional estão divididas entre minicursos, mesas redondas e conferências, além da apresentação de 258 trabalhos inscritos por participantes - 107 projetos a mais que a última edição, realizada em Belo Horizonte, em 2016.



Confira aqui a programação do Crogresso Paradesportivo Internacional. 



Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)


Data de Publicação: 31/10/2018

Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro