Passageiros com deficiência recebem equipamento para embarque em avião


Os passageiros com deficiência física de Araçatuba passam a embarcar em aviões com conforto e segurança. O ambulift, elevador que faz o transporte do cadeirante até a aeronave, foi inaugurado nesta sexta, dia 1º/11, pelo governador Geraldo Alckmin e a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella.

É o quarto ambulift entregue em aeroportos do Estado de São Paulo. Já foram entregues ambulifts a três terminais: Presidente Prudente, Bauru e São José do Rio Preto. A meta de Geraldo Alckmin é que cada um dos terminais de embarque aéreo, administrados pelo Governo do Estado de São Paulo, conte com o ambulift, utilizado para auxiliar pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida no embarque e desembarque de aeronaves.

O ambulift possui uma plataforma elevatória que transporta o passageiro até a entrada do avião. Além do conforto e da segurança, dá mais autonomiaà  pessoa com deficiência física ou mobilidade reduzida. O equipamento é cedido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

(Com este equipamento, o cadeirante não vai precisar mais ser levado no colo. Agora, as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida terão mais segurança, conforto e dignidade), destacou o governador Geraldo Alckmin.

O equipamento será disponibilizado graças a uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o DAESP, que será responsável pela manutenção e custeio, além de selecionar a equipe que irá operá-lo. A parceria prevê a disponibilização de sete equipamentos, sendo dois para Ribeirão Preto e um para cada município: Bauru, Presidente Prudente, Marília, São José do Rio Preto e Araçatuba.

Data de Publicação: 04/11/2013

Fonte: Secretaria Estadualda Pessoa com Deficiência