Dia D oferece oportunidades para deficientes físicos


Na sexta-feira (29/9), será dado início ao evento Dia D, ação realizada pelo Ministério do Trabalho, que visa promover a inclusão social de cidadãos deficientes e beneficiários reabilitados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ao mercado de trabalho.

O evento, que faz parte do calendário do Setembro de Luta pelos Direitos da Pessoa Com Deficiência da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), será realizado em São Paulo pelo Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATe), na na unidade Vergueiro da Uninove (Rua Vergueiro, 235/249), no bairro Liberdade, das 9h às 16h.

Ao todo, a ação disponibilizará 1.200 vagas de emprego. Além da disposição de vagas, o evento também estará realizando gratuitamente a emissão da 1ª e da 2ª via da carteira de trabalho, basta estar munido de um documento com foto. Já para se inscrever às oportunidades de emprego, o candidato deverá apresentar no ato do cadastro seu RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS.

Serão 48 empresas que irão participar da ação de inclusão social. Entre elas estão o Grupo Pão de Açúcar, Itaú, Sodexo, Tim, Fast Shop, Sonda Supermercados, além de diversas outras. Também farão parte do evento, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (SERT) e o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Além disso, é importante ressaltar que empresas com mais de 100 funcionários, devem disponibilizar entre 2% e 5% das vagas de emprego aos deficientes e aos beneficiários reabilitados do INSS, responsabilidade prevista na Lei de Cotas (8.213/91). O artigo 34 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), estabelece obrigações parecidas, pois intui em garantir e assegurar o direito ao trabalho aos cidadãos que possuem alguma deficiência.

Data de Publicação: 28/09/2017

Fonte: SP Norte