Pessoas com deficiência terão atendimento exclusivo no Sine na próxima sexta (29)



Na próxima sexta-feira (29), o Sine terá atendimento exclusivo para pessoas com deficiência em Palmas e no interior do estado. O objetivo é aproximar as pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho das empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão.





As vagas para deficientes estão previstas na lei federal 8.213/81, a qual assegura que todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2% e 5% das vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência.




O Dia D, realizado pelo Sine, é o Dia Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Em Palmas, a ação será realizada no Sine Central, localizado na quadra 104 Sul, ACSE-1, Conj 03, SE 03, Lt 25, perto do camelódromo, de 8h às 14h. E nas demais unidades do Sine no Tocantins o atendimento será normal com foco na conscientização do Dia D.“As ações do Dia D são voltadas para o diálogo com as empresas, para aproximar e colaborar com as metas que as empresas precisam cumprir; ao mesmo tempo que buscamos inserir o maior número de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho”, afirmou o secretário Messias Araújo, da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).




Desde 2014 o Dia D é responsável por inserir 748 trabalhadores no mercado de trabalho, segundo o diretor do Trabalho, José Alberto.




Os empresários interessados em participar do evento podem procurar o Sine central de Palmas ou obterem mais informações pelos telefones: 3218-1970 e 3218-1971. Já os trabalhadores com deficiência que buscam uma vaga no mercado precisam ir até o Sine Central com documentos pessoais, carteira de trabalho e o número do Programa de Integração Social (PIS).




O Tocantins tem 62 mil pessoas com deficiência (PCD) e reabilitados do INSS. Os dados são do Censo Demográfico 2010 do IBGE e leva em consideração a faixa etária de 18 a 64 anos.





Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.




Data de Publicação: 27/11/2019

Fonte: G1